学校ブログ

2年生 バスの乗り方教室

2021年12月1日 13時20分

2年生が、バスの乗り方教室を行いました。秋葉バスの方に路線バスの乗り方を教えてもらいました。路線バスに乗ることが初めての児童もいて、整理券を取ったり、停車ボタンを押したりして、とても楽しそうでした。運転中は席を出歩かないことや荷物をひざに置くことなど、安全でマナーを守ったバスの乗り方を学ぶことができました。

CIMG4240 CIMG4293

薬学講座を行いました。(6年)

2021年11月30日 09時59分

DSCN2368[1]   DSCN2383[1]   

   「学校薬剤師 福田様」          「袋井警察署生活安全課 森田様」 

学校薬剤師の福田様と袋井警察署生活安全課森田様をお招きし、薬学講座を行いました。薬物乱用による人体への害についての説明をお聞きしたり、薬物を勧められたときの対処法について学んだりすることができました。
Convidamos o Sr. Fukuda, farmacêutico escolar, e o Sr. Morita, Divisão de Segurança da Vida da Delegacia de Polícia de Fukuroi, para dar um curso de farmácia. Consegui ouvir sobre os danos causados pelo abuso de drogas ao corpo humano e aprender sobre o que fazer quando um medicamento é recomendado.

花壇ボランティアの方と一緒に、花の苗を植えしました。

2021年11月29日 18時04分

 CIMG2347  CIMG2344 

  「正門の側の花壇です。」       「保健室前の花壇です。」

 花壇ボランティアの方にお手伝いしていただき、園芸委員会を中心に花壇の植え替えを行いました。いろいろな花の苗を丁寧に植えていきました。来年の春がとても楽しみです。卒業式や新しい一年生のために心を込めて苗を植えました。花壇ボランティアに来ていただいた地域の方々本当にありがとうございました。
 Os voluntários do canteiro de flores nos ajudaram, e replantamos o canteiro de flores principalmente pelo comitê de jardinagem. Plantamos cuidadosamente várias mudas de flores. Estou ansioso pela próxima primavera. Plantei mudas de todo o coração para cerimônias de formatura e novos alunos da primeira série. Muito obrigado pelas pessoas locais que vieram para o voluntário de Kadan.

オンライン参観会を行いました。

2021年11月26日 15時42分

DSCN3939 DSCN3946 DSCN3943

コスモス1 ひまわり      コスモス2         2年1組

DSCN3941 DSCN3951 DSCN3950 

2年2組           4年1組          4年2組

DSCN3944 DSCN3945

6年1組           6年2組

オンラインで参観会を行いました。各クラス、子供の興味や関心を引き出すひと工夫が見られ、楽しく授業が進んでいきました。ロイロノートを活用し、問題の解き方や考えたこと、学習を通して学んだことなどを文章に表現して友達と交流するクラスもありました。子供たちは、タブレットパソコンを使うことに慣れてきました。今後もいろいろな場面で、有効に活用していきたいです。
Fizemos uma visita online. Cada turma viu um inventário para atrair os interesses e interesses das crianças, e as aulas progrediram alegremente. Houve também uma aula que usava o LoiloNote para interagir com amigos, expressando como resolver problemas, o que eu pensava e o que aprendi aprendendo em frases. As crianças se acostumaram a usar tablets. Gostaria de continuar a fazer uso efetivo dele em várias situações no futuro.





11月25日(木)縦割り遊び

2021年11月25日 15時49分

DSCN3936 DSCN3934

「ドッジボールで遊びました。」     「ダルマさんが転んだで遊びました。」

昼休みに縦割り遊びが行われました。6年生が低学年の子も楽しめる遊びを考え、楽しく活動しました。分かりやすくルールを説明したり、困っている低学年に優しく声をかけたりと、6年生として頼もしい姿が多く見られました。1年生から6年生までみんなで楽しむことができ、とてもよい活動になりました。
Uma peça dividida vertical foi realizada durante a pausa para o almoço. Pensei em uma peça que um aluno da sexta série poderia desfrutar até mesmo de uma criança de nível inferior, e eu trabalhei feliz. Eu vi muitos números confiáveis como um aluno da sexta série, como explicar as regras de uma maneira fácil de entender e falar gentilmente com as notas mais baixas em apuros. Todos, da primeira à sexta série, puderam se divertir, e foi uma atividade muito boa.

まちたんけんに行ってきました。(2年生)

2021年11月19日 16時22分

2年生がまちたんけんへ行きました。今回は、消防署と図書館、郷土資料館に分かれてグループごとに探検を行いました。消防署では、放水体験や119通報など貴重な体験をさせていただきました。図書館では、普段は見ることのできない書庫の中まで案内していただきました。郷土資料館では、昔と今の暮らしの違いを丁寧に教えていただいたり、大八車をひく体験をしました。学校に戻った後は、それぞれの場所で経験したことを、嬉しそうに友達に伝える姿が見られました。

CIMG4164 CIMG4167
CIMG7462 CIMG7472
IMG_4262 IMG_4282
IMG_4294

4年 総合的な学習の時間「視覚障害の方の講話」

2021年11月18日 16時22分

本日は、視覚障害の方が講師として浅羽北小学校に来てくれました。「弱視」による生活での困り事を子供たちに話してくれました。子供たちは、「ご飯を食べるときに困らないか。」「職業は何をしているのか。」などを質問しながら意欲的に取り組む姿が見られました。視覚障害の方の気持ちを考えることができて、とても貴重な時間となりました。

DSCN2319 DSCN2329

浅羽学園 中学生による読み聞かせ活動

2021年11月17日 13時45分
DSCN3025 DSCN3028 CIMG2309
お勧めの本を読んでくれました。 紙芝居を聞きました。 中学校の生活について質問しました。

 浅羽中学校の生徒が浅羽北小学校に、読み聞かせに来てくれました。どのクラスの児童も、とても楽しそうに読み聞かせを聞いていました。読み聞かせを行う中学生も久しぶりの母校で、後輩に読み聞かせを行うことを楽しんでいました。また、読み聞かせだけでなく、中学校の様子を質問する時間も設定され、中学校生活への期待感や学習や生活に関する意識を高める機会となりました。
 Alunos da Asaba Junior High School Ele veio para a Asaba Kita Elementary School para ler para mim. As crianças de todas as classes ouviram a narrativa com muita alegria. Alunos do ensino médio que lêem em voz alta também estão em sua alma mater pela primeira vez em muito tempo, e gostaram de ler para os juniores. Nas séries mais altas, não só a narrativa, mas também o tempo para fazer perguntas sobre o estado do ensino médio foi definido, e foi uma oportunidade de aumentar as expectativas para a vida e a conscientização do ensino médio. sobre aprendizado e vida.

1年生 幼稚園交流

2021年11月17日 10時52分
DSCN3012 DSCN3018
遊び方を優しく教えます。 一緒に葉っぱで遊びます。

浅羽北幼稚園、浅羽西幼稚園、ルンビニ第2保育園の園児が、浅羽北小学校に遊びに来ました。1年生は、園の子が楽しめるよう、秋の植物やドングリを使ったお店をつくりました。優しくやり方を教えたり、プレゼントを園の子と一緒につくって渡したりする姿から、1年生の成長が感じられました。園の子に「ありがとう」と言われ、とても楽しそうに活動していました。
Crianças do jardim de infância Asaba Kita, do jardim de infância Asabanishi e da escola maternal Lumbini No. 2 vieram para a Escola Primária Asaba Kita para brincar. Para os alunos do primeiro ano, criamos uma loja que usa plantas e bolotas de outono para que as crianças no jardim possam se divertir. Consegui sentir o crescimento do aluno da primeira série desde a aparência de me ensinar como fazê-lo com cuidado e fazer e dar presentes junto com as crianças do jardim. Sono no Ko disse “Obrigado”, e eu estava trabalhando muito feliz.

オンライン参観会(1・3・5年)

2021年11月16日 16時02分

1年生

DSCN2291 DSCN2265

3年生

DSCN2285 DSCN2287

5年生

DSCN2278 DSCN2280

コスモス・ひまわり

DSCN2269 DSCN2274 DSCN2271

本日のオンライン参観会への御協力、ありがとうございました。全員が授業に参加することができて、とてもよかったです。

26日(金)には、2・4・6年生のオンライン参観会を行う予定です。

Obrigado por sua cooperação no evento de visualização online de hoje.

Na sexta-feira, 26, planejamos realizar uma visita online para alunos da 2ª, 4ª e 6ª séries.

5年 社会科見学

2021年11月11日 16時24分
IMG_7221 DSCN2242 IMG_7284

「うなぎパイファクトリー」と「スズキ歴史館」に見学に行きました。

うなぎパイファクトリーの中のにおい、スズキ歴史館の中の実物大のクルマ・バイクの大きさなど、5感を活用して、学習を深めました。

また、スズキ歴史館では、工場とオンラインでつながり、現場で働いている方の貴重なお話をうかがうことができました。

Fui visitar a “Unagi Pie Factory” e o “Suzuki History Museum”.

Aprofundei meu aprendizado utilizando os cinco sentidos, como o cheiro na Unagi Pie Factory e o tamanho dos carros e motocicletas em tamanho real no Museu Histórico Suzuki.

Além disso, no Museu de História da Suzuki, conseguimos nos conectar com a fábrica on-line e ouvir histórias valiosas de pessoas que trabalham no campo.

4年生 幼稚園との交流

2021年11月9日 12時00分

DSCN2214

DSCN3850
幼稚園で園児と一緒に遊びました。 しおりをプレゼントしました。

4年生が、浅羽北幼稚園と浅羽西幼稚園と交流学習を行いました。幼稚園の子が楽しめる遊びを考え一緒に遊びました。幼稚園の子も、とても楽しそうに活動していました。交流会の最後にしおりのプレゼントをしました。「来年まっているよ。」の優しい声かけに、幼稚園の子はとても嬉しそうでした。
Os alunos da quarta série interagiram com o jardim de infância Asaba Kita e o jardim de infância Asabanishi. Pensamos em uma peça que as crianças do jardim de infância pudessem desfrutar e brincar juntas. As crianças no jardim de infância também estavam fazendo atividades muito felizes. Eu dei um presente de marcador no final da reunião de intercâmbio. “Vai ser no próximo ano.” A criança do jardim de infância parecia muito feliz com a voz gentil de.

PTA資源回収

2021年11月6日 11時42分
CIMG6107 CIMG6109

PTA資源回収への御協力ありがとうございました。回収した資源は、子供たちのために有効に使わせていただきます。
Obrigado por sua cooperação na recuperação de recursos de PTA. Os recursos coletados serão usados de forma eficaz para crianças.

チンゲンサイの収穫体験

2021年11月5日 18時04分

2年生がチンゲンサイの収穫体験に行きました。

ハウスに入ると、一面に広がるチンゲンサイに「きれい!」「大きい!!」と感動の声が上がりました。

農家さんに収穫の仕方を教わり、チンゲンサイに傷をつけないように慎重にはさみを入れる姿が見られました。

Um estudante do segundo ano foi experimentar a colheita de bok choy.

Ao entrar na casa, você verá um bok choy se espalhando por todo o lado “É lindo!” “Grande!!” Uma voz tocante foi levantada.

O agricultor me ensinou a colher, e foi visto a colocar uma tesoura com cuidado para não danificar o bok choy.

IMG_4184 IMG_4185
CIMG7257 CIMG7287

自分たちの収穫したチンゲンサイが給食に使われると知り、目を輝かせていました。

また、農家さんの仕事の大変さや野菜への愛情、商品として出荷するための配慮などに気付き、「給食を残さず食べたい。」「大切に育ててくれた野菜をおいしく食べるようにしたい。」と感想をもちました。

Eu sabia que meu bok choy colhido seria usado para o almoço, e meus olhos estavam brilhando.

Além disso, notei o trabalho árduo dos agricultores, o amor pelos vegetais e a consideração pelo envio como produtos e “quero comer sem sair da merenda escolar”. “Quero comer vegetais que cresci com cuidado e deliciosamente.” Eu tive uma impressão.

CIMG7281 CIMG7283

子供たちが収穫したチンゲンサイは8日(月)の給食に使われます。
Bok choy colhido por crianças é usado para o almoço na segunda-feira, 8.

漢字検定

2021年11月5日 17時20分

3~5年生と6年生の希望者が、漢字検定を受けました。11月12日には、算数検定もあります。

袋井市内の全小学校で、目標に向かって自ら学ぶ学習を充実させ、語彙力や論理的に考える力を育むための素地をつくることをねらいとし、漢字・算数検定を実施しています。

Os candidatos das séries 3 a 5 e 6 receberam o teste de kanji. Também há um teste aritmético em 12 de novembro.

Todas as escolas primárias da cidade de Fukuroi para aprimorar seu próprio aprendizado, aprender para atingir seus objetivos e nutrir vocabulário e habilidades de pensamento lógico Com o objetivo de criar uma base, faça testes kanji e aritméticos. Estamos implementando isso.

CIMG6085 CIMG6089

当日は、学校運営協議会委員や民生委員、保護者等が、検定監督業務にあたりました。
No dia, membros do conselho de administração escolar, membros do comitê civil, pais, etc. eram responsáveis pela supervisão do exame.